Antes de começar preciso relatar que essa foi a minha "1ª Corrida de Aventura". Explicarei mais no decorrer do post.
Sábado tranquilo, saí as 18h de casa, uma hora e meia antes da largada. Passei para pegar uns amigos, Ale e Edu (sua primeira corrida oficial, e já nos 10K), tudo certo para mais uma corrida noturna. Foi quando o tempo começou a mudar, nuvens escuras já anunciavam a vinda da chuva. A saída foi parar no mercado, comprar umas toalhas e não desistir de correr por causa de uma chuvinha.
Não demorou e a chuva começou. Discreta no início, mas aos poucos foi aumentando e o pé d'água caiu em SAMPA. Pegamos um trânsito enorme, ruas alagadas, acidentes, faróis em alerta e nessa hora pensamos e dar meia volta. Antes disso, tentamos entrar em contato com o pessoal que já estava por lá correndo os 5K, mas sem sucesso.
Fechamos que iríamos, mesmo que a prova fosse cancelada, estaríamos lá para correr e já bastaria.
Com muita dificuldade e bem atrasados chegamos. A chuva não estava tão forte, os corredores dos 5K já saiam e já fomos aquecendo no trote até chegar na arena. Uma passada rápida no banheiro, amarrar o tênis e um alongamento breve, muito breve.
A largada já tinha sido anunciada, perdemos a saída com os pelotões, mas fomos a luta. Pela primeira vez correria na chuva e com uma boa temperatura. Ao passar pelo pórtico, dentro do sambódromo, o cronômetro já marcava 5 minutos de prova. Sorriso no rosto e a prova começava com um ânimo diferente, o clima estava muito descontraído e acompanhado por um som bem alto.
Primeiros metros com boas passadas, me despedi desejando boa prova para os amigos e fui para cima do mar de gente que estava a minha frente. Não tive muito o que fazer, tentava em zig-zag ultrapassar os corredores, pelas laterais, mas não conseguia manter um ritmo.
Saímos do sambódromo e fomos para rua, tinha tudo para melhorar, mas não foi bem assim. Primeiro me deparei com uma concentração de corredores na pista do centro, pois nas laterais havia muita água. Um pouco mais a frente a água dominou a rua inteira, o tênis encharcou e todos os corredores se divertiam com a situação. Não tinha o que fazer.
O ponto máximo dessa corrida de aventura ficou para os próximos metros, quando tivemos que passar por um rio, isso mesmo, foi essa minha sensação. Meu tênis estava todo molhado, mas quando passei ali, a água chegou na altura na meia, com o pé inteiramente dentro da inundação. Nessa hora a galera foi a loucura, me vi em uma piscina infantil que durou umas 20 passadas.
Entramos novamente no sambódromo, fiz a curva de um cotovelo quase andando, muita gente junta e muito difícil de ultrapassar. Estava incomodado já.
Apenas no KM 3, na Av. Olavo Fontoura consegui impor meu ritmo de corrida. Começou a fluir na reta e passei muita gente, é até estranho, porque normalmente largo na frente e só sou ultrapassado. Foi novidade para mim. Aproveitei Também para tomar meu GEL.
Por fim cheguei no KM 5 e fiz o retorno para mais uma volta no percurso. Não gosto muito quando tenho que dar duas voltas no mesmo lugar, mas faz parte. Dessa vez foi bem mais leve, a chuva já tinha diminuído e o rio já tinha baixado, apenas poças "normais" pela quantidade de água que tinha.
Tive que compensar o tempo perdido e corri atrás do prejuízo. Corri com todo gás que tinha, passei pelos KM's 6, 7, 8 me sentindo leve. Até chegar na reta final faltando os dois últimos KM's. Me hidratei, retomei a respiração e postura no KM 9 para dar o máximo no KM 10.
Fui em ritmo acelerado até o fim, senti uma leve fisgada na panturrilha, mas nada de mais. Terminei a prova com o tempo aproximado de 00:49:50.
Classificação Geral "aproximada": 335º Colocado / com mais de 2520 atletas concluintes.
Léo, Edu e Ale |
10K
00:58:00 ALEXANDRE ARAÚJO (Depois de muito tempo parado, foi bem)
00:59:00 EDUARDO NAVARRO (Mandou bem, ainda mais por ser sua primeira prova)
Desculpem pela quantidade de texto e pouca fotos. Preferi deixar meu celular no carro.
Essa prova valeu mais pela aventura do que pelo tempo obtido. Foi bacana.
Foto oficial do evento:
Onde achar as fotos desta corrida:
Até a próxima.
kkkkkkkk,eu participei desta corrida também, realmente foi uma experiência unica por conta da chuva e dos rios. Fiz um post sobre a corrida no meu blog:
ResponderExcluirwww.temposminimos.blogspot.com.br
Essa prova foi única por vários motivos!
ResponderExcluirJá passei por lá..
Abraços