quarta-feira, 10 de setembro de 2014

#2 - BENEFÍCIOS DA CORRIDA PARA A SAÚDE




BENEFÍCIOS DA CORRIDA PARA A SAÚDE

O sedentarismo é um estado físico alarmante que coloca vários fatores da saúde em risco. Porém é preciso ressaltar que para ser classificado como sedentário o indivíduo não precisa só não praticar exercícios físicos, os hábitos cotidianos implicam também nesta classificação.

Uma pessoa que no dia a dia ou no trabalho está sempre se movimentando ao realizar as atividades, mesmo que nas horas vagas não pratique esporte, não é necessariamente classificado como sedentária. O sedentário é aquela pessoa que evita qualquer tipo de esforço físico.

Para afastar doenças e melhorar a qualidade de vida, a alimentação e a prática de exercícios físicos são as atitudes mais certeiras. É preciso procurar exercícios que ofereçam prazer ao ser realizados, esse detalhe colabora para que a pessoa siga em frente e pratique com frequência.

Ao escolher que tipo de exercício praticar é necessário listar os objetivos e metas desejadas. Outro detalhe é o “cartão verde” do médico, ou seja, é recomendada uma avaliação para confirmar que não há restrições em relação à prática de um determinado tipo de treino de acordo com a condição de saúde do aluno. Como o resultado vem da harmonização dos exercícios e dos hábitos alimentares, é indicado procurar também a ajuda de um nutricionista que vai montar um cardápio de acordo com sua necessidade, não deixe de procurar no seu plano de saúde os profissionais certos para cada etapa ao iniciar os treinos.

POR QUE CORRER?
A corrida é uma prática extremamente eficiente para perder peso, manter o ritmo dos batimentos cardíacos, além de fortalecer os ossos. Ao correr e manter um alimentação saudável o praticante controla o peso. Esse controle é fundamental para prevenir diabetes tipo 2, doença caracterizada pelo metabolismo não adequado dos açucares dos alimentos.

UMA PRÁTICA ESPORTIVA SIMPLES
A corrida é uma atividade simples. Não requer aparelhagem, não é necessário estar matriculado em academia, basta a disciplina e um local apropriado.

LIBERDADE DE ESCOLHA
Há quem prefira correr sobre a esteira, cada um pode optar pelo ambiente mais propício e que ofereça segurança, ao ar livre ou locais fechados com esteira. Em ambos os casos é importante o uso de um tênis adequado que oferece estabilidade ao correr e seja confortável, roupas leves também são indicadas.

Locais próximos da residência, como parques, praças e áreas destinadas ao esporte são propícios para a prática. É melhor evitar horário de sol forte, e sempre usar protetor solar. A hidratação é sempre necessária, por isso não esqueça da garrafinha de água.

TREINOS PERSONALIZADOS
É relevante destacar que correr é uma prática contínua e que deve ser feita periodicamente. Não adianta correr 5 km uma vez a cada mês, o melhor é correr um pouco a cada dia e de acordo com sua condição física. Para quem quer começar, 15 minutos diários são suficientes.

Lembre-se que as vantagens da corrida são inúmeras. O coração é um órgão que sai ganhando muito. É fácil entender, ele é um músculo, ao praticar a corrida os batimentos são acelerados e o coração trabalha mais, o volume de sangue irradiado é maior, o que favorece na eliminação e queima de gordura.

Outra vantagem quem ganha são os ossos. O impacto do músculo sobre eles colabora para o aumento da densidade óssea, ou seja, você terá ossos mais saudáveis e fortes. Quem corre dorme melhor e ganha mais disposição para outras atividades diárias.

Evite lesões, é importante respeitar o ritmo de cada um, o corpo também precisa de intervalos de descanso.


Por Roberta Leite, colaboradora do site Plano de Saúde e Corre Sampa

Nenhum comentário:

Postar um comentário