quinta-feira, 30 de julho de 2015

RESULTADO - MARATONA DO RIO




Olá, Corredores!

Essa foi minha 13ª Corrida do Ano - Maratona do Rio de Janeiro.

Tudo pronto para minha quinta maratona e segunda esse ano. As expectativas eram das melhores e sem pressão. Não iria a busca de recorde pessoal por dois motivos. Primeiro pelo percurso com subidas e segundo por achar que não estava tão preparado.

Uma semana antes surgiu um imprevisto. Teria que viajar a trabalho para fora do País com volta marcada para sexta feira. Adiei minha passagem que tinha saída na quinta e comecei a me preocupar. De uma forma geral a alimentação não foi boa e treinei como pude.

Retornei para Sampa e logo fui para o Rio. Me animei com o clima mais frio e garoa pela manhã do sábado. A feira estava bem bacana e com uma boa estrutura. Peguei meu KIT sem muita fila, rodei em alguns estandes, conversei com alguns amigos e depois fui "turistar" um pouco.

A cor laranja da camiseta (regata) foi bem criticada. Também continha um boné e uma sacola. Deixei tudo separado no dia anterior para não esquecer nada e fui dormir cedo.


Madruguei e às 04h10 já estava de pé... Sempre prefiro acordar antes para fazer as coisas bem tranquilo. Peguei um táxi até o Aterro e optei por utilizar o ônibus oferecido (R$ 10,00) pela organização para me levar até a largada.

Foi um trajeto bem longo e demorado. Passamos por alguns pontos históricos e modernos. Desde a Rodoviária ao Centro Olímpico. Aproveitei para relaxar a cabeça e comer mais um pão com requeijão que tinha feito no hotel.

Grande Rodrigo me reconheceu na fila para o ônibus.
Chegando na arena comecei a me animar. Rever tantos amigos do Brasil inteiro é a melhor parte da festa. Ali a energia positiva toma conta de todos nós durante as conversas. Fui para o pelotão com mais dois amigos da minha assessoria, Denys e Gabriel.

Qual estratégia utilizar para essa prova?
A ideia era fazer metade da prova com pace médio de 05'00 e depois tentar aumentar o ritmo de acordo como estivéssemos sentindo. Na maratona tudo pode acontecer e são muitas variáveis. Agora era fazer o que treinamos e curtir o visual da Maratona mais bonita do Brasil.

Minha quarta Maratona com o Gabriel e terceira com o Denys.
A largada foi dada próximo do previsto e tive um começo um pouco conturbado. Muita gente para pouco espaço na rua. Fui aquecendo o corpo, as vezes subia na calçada, perdi meus parceiros de vista, zig zag entre os corredores... Depois de dar uma volta no quarteirão a situação começou a melhorar. Formamos o time novamente e seguimos pela praia do Recreio.

Ao passar pelo KM 6 chegamos em uma parte mais tranquilo. Praia de um lado e reserva do outro. O visual era bem bacana, mas com o passar do tempo aquilo começou a me incomodar. A paisagem não mudava e passei a olhar todo instante para o relógio. Queria ver gente, queria ver prédios e queria ver calçadão.

Chegamos no KM 15 e tinha mais movimento em direção a Barra da Tijuca. O ritmo estava perfeito e confortável. Tomei meu segundo gel, sempre com água, e um pouco mais para frente optei por tomar gatorade (de saquinho).

Percorremos toda extensão da praia até chegar na metade da prova. Sempre controlando a velocidade fechamos os 21K dentro do objetivo em 01h44'43. A dificuldade agora ia aumentar, mas estávamos focados em diminuir o pace.

Primeira subida do percurso foi por um Viaduto. Era de nível médio até chegar no Túnel do Joá. Em vários pontos a Light fez uma ação com iluminação e música eletrônica bem alta. A galera se animou e muitos gritavam fazendo a festa.

Foto clássica!
Me perguntaram outro dia se eu paro para fazer meus registros. Respondendo... Não paro de correr em nenhum momento. Às vezes apenas diminuo um pouco a velocidade.

Mais a frente chegamos ao ponto crítico da prova. Subida para o Vidgal. Ali sabia que muitos iam quebrar e decidimos não poupar esforços. Ultrapassamos muitas pessoas que caminhavam e nosso pace no KM 28 foi de 05'00 cravados.

Ao chegar no Leblon comecei a acreditar que o RP poderia ser batido. O corpo respondia bem, o percurso era bom e o clima continuou favorável. Mas infelizmente minha perna começou a pesar. No KM 35 os quadríceps "queimavam". Como não queria desistir, controlei o ritmo e os meninos seguiram firme.

Fui lutando com o psicológico para não quebrar. Sem ter mais forças no KM 39 quebrei. Registrei meu pior quilômetro da prova 05'43 (sem andar) e fui sofrendo pelos próximos três.

Consegui uma injeção de ânimo apenas depois de Botafogo. O último quilômetro chegou junto com um número maior de torcedores. Aos poucos fui encontrando os amigos e esquecendo das dores. A energia das pessoas que se aproximam da pista, que gritavam, que te estendiam as mãos, é absolutamente incrível. Sem dúvida a melhor parte...

Calma que a prova ainda não estava finalizada! Faltando uns 100 metros a minha namorada Roberta pula a grade e a vejo trotando em minha direção. Fiquei meio sem entender, foi surpresa, e passamos a correr de mãos dadas com muitas palmas da torcida. Foi muita emoção e alegria.

Obrigado Minha Loira!
Assim cruzei o pórtico com um tempo no Garmin de 03h30'49. Muito obrigado Rio de Janeiro. Voltarei um dia para curtir a Meia Maratona!


Meu Resultado:
Tempo Bruto: 00:00:00 (não divulgado)
Tempo Líquido: 03:30:51 (3ª Revisão)
Velocidade Média: 12,0 Km/h
Pace: 04:59

Classificação:
Geral: 532º Colocado / Com mais de 5.037 atletas concluintes.
Por Sexo: 429º Colocado / Com mais de 3.870 atletas concluintes.
Por Categoria: 88º Colocado / Com mais de 647 atletas concluintes.

Confira aqui seu resultado: RESULTADOS

Pelotão Corre Sampa:












Fotos oficiais:




Onde achar suas fotos:
www.webrun.com.br
www.midiasport.com.br
www.olhonoatleta.com.br
www.sportclick.com.br
www.focoradical.com.br
www.focoatleta.com.br


Até a próxima!



2 comentários:

  1. Ai, que emocionante! Parabéns, Léo! Arrasou como sempre!
    E muito obrigada por compartilhar todos os detalhes com a gente.

    Super beijo! :-*

    ResponderExcluir
  2. De longe te avistei e não consegui me segurar! Pulei aquela grade pra receber meu amor do jeito que vc merecia! Meu maior orgulho foi cruzar a linha de chegada com vc, meu lindo!

    ResponderExcluir